SLEC

Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e Computação

PROGRAMAÇÃO

20h às 22h

Bacharel em Ciências da computação. Especialista em desenvolvimento para Web. Mestre em Educação e Doutora em Educação Científica e Tecnológica com pós-doutorado pela na Universidade do Minho (Portugal) em Tecnologias Educativas. Professora adjuntada UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Lidera o Grupo de Pesquisa: TEDE (Tecnologias Digitais na Educação), atuante na pesquisa, no desenvolvimento e na inovação de tecnologiase de estratégias didático-pedagógicas no âmbito da Informática na Educação. Coordena projetos de cooperação internacional com a Universidade do Minho relacionados à: avaliação digital, a Serious Games, a portais educacionais, ao ensino de programação, a Educação a Distância e a Formação de professores para a integração de tecnologias ao currículo. 

Rafael Wild é doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), com estágio doutoral no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa. Engenheiro eletricista pela UFRGS (1995), com mestrado em Engenharia Elétrica pela mesma instituição (2000). Trabalho de pesquisa nos temas Noções do Humano na Inteligência Artificial e Tecnologia Computacional e Sociedade. 

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, novas tecnologias no ensino de física, atividades experimentais, atividades computacionais e modelagem científica. É Professor Adjunto A do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 2016. 

22h

8h30 às 11h30

Oficina Introdutória de Programação e Robótica aplicada a educação, a partir da experiência realizada na Rede Municipal de Ensino de Cascavel, no Paraná, uma oficinas prática sobre as 6 etapas de aplicação do Projeto de Ensino de Programação e Robótica realizados nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Mestrando em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Possui Especialização em Metodologia do Ensino Superior; EaD e Novas Tecnologias pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) e graduação em Pedagogia pela UNICESUMAR. Atualmente, é Supervisor de Equipe no Laboratório de Inovação da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel (FUNDETEC), coordenando o projeto de Ensino de programação e Robótica Educacional. Tem atuado na orientação de  construção de propostas curriculares  do ensino de Informática para o Ensino Fundamental – séries Iniciais   e na formação de professores em todos os estados do Brasil para o ensino de programação para crianças por meio do projeto Programaê da Fundação Lemann.  

Sala 16 - Bloco Seminário

Vagas: 40

* Para um melhor aproveitamento do curso, leve notebook próprio para realizar as atividades propostas.

8h30 às 11h30

O objetivo deste minicurso é ensinar física articulando com diversas ferramentas de ensino-aprendizagem, relacionando atividades experimentais e computacionais.
Doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Pampa (2010). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: atividades experimentais, eletricidade e sensoriamento. Atualmente é professor do Instituto Federal do Mato Grosso, campus Sorriso. 

Sala 21 - Laboratório de Física - Bloco do Seminário

Visualizar mapa do Setor
Vagas: 20

8h30 às 11h30

O software R é um conjunto de ferramentas computacionais que possibilitam a manipulação e análise de dados, cálculo numérico, produção de gráficos, além de ser um poderoso recurso para programação. O objetivo deste minicurso é introduzir o uso deste software desde sua instalação, mostrando também como proceder para utilizar as funcionalidades matemáticas e gráficas, e ao final, como trabalhar com conjuntos de dados e realizar análises estatísticas básicas.
Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestranda em Engenharia Agrícola pela UNIOESTE, tendo como linha de pesquisa Estatística Espacial com ênfase em Geoestatística.

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestranda em Engenharia Agrícola pela UNIOESTE, tendo como linha de pesquisa Estatística Espacial com ênfase em Geoestatística.

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestrando em Engenharia Agrícola pela UNIOESTE, tendo como linha de pesquisa Geoprocessamento com Ênfase em Mineração de Dados (DataMining)

Laboratório de Informática 3 - Bloco Didático III

Visualizar mapa do Setor

Vagas: 35
* Para um melhor aproveitamento do curso, leve notebook próprio para realizar as atividades propostas.

8h30 às 11h30

Na oficina serão desenvolvidas atividades práticas e interativas abordando temáticas científicas a partir de elementos artísticos e recursos tecnológicos. O foco será dado ao Ensino e Formação de Professores de Ciências da Natureza e Matemática.
Licenciada em Química pelo Instituto de Química da Unesp de Araraquara. Mestre e Doutora em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, trabalhando com os seguintes temas: Museus de Ciências, Formação de Professores, Relação Ciência e Arte e Materiais Didáticos. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Química, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática e Coordenadora de Área do PIBID-Química 1, na Universidade Federal do Paraná - Curitiba.

Laboratório de Química Geral - Bloco de Química

Visualizar mapa do Setor
Vagas: 30

14h30 às 16h30

16h30 às 17h

17h10 às 19h05

Item body.

19h30

Clodis Boscarioli é Professor Adjunto na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, onde atua desde o ano de 2000, no Curso de Ciência da Computação. Docente e orientador nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino - nível de Mestrado Acadêmico e em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - nível de Mestrado Profissional, ambos na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu. Possui graduação em Informática e especialização em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996 e 1999, respectivamente). É Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008), e também especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo do Paraná em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Foi criador e tutor do Grupo PETComp (Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação) aprovado pela Sesu/MEC em 2010 até dez/2016. Suas áreas de interesse envolvem, de forma multidisciplinar, Banco de Dados, Interação Humano-computador, Aprendizado Computacional, Data Mining, Sistemas de Informação e Tecnologias Assistivas no Processo de Ensino-Aprendizagem, além de questões relacionadas ao Ensino de Computação. Líder do GIA (Grupo de Inteligência Aplicada) da UNIOESTE e pesquisador colaborador no ICONE-EPUSP.