Confira aqui o Mapa da UFPR – Campus Pontal do Paraná
O evento será na Unidade de Pontal do Sul.
Horário | Descrição | vagas | |
19h00 | Momento cultural | 120 | |
19:30h | Mesa de Abertura | ||
20h30 | Palestra: A era digital na Escola ou a Escola a era digital? | Dra.Glaucia da Silva Brito | |
22h | Acampamento astronômico | Dra. | Pré-inscrição até 15/08/2025 |
Programação do 2º dia | |||
13:30 | Apresentação de artigos | 60 | |
Apresentação de Pôsteres | |||
15:30 | 1 A QuÃmica do sabão: transformando ingredientes em arte 2 Co-Criando com IA: Suas Habilidades + Inteligência Artificial = Resultados IncrÃveis ++ 3 Voando com geometria: Construa sua pipa tetraédrica | 30 20 16 | |
19h | Diretrizes e Instrumentos Norteadores para o atendimento de estudantes com Autismo | Dr. Douglas Roberto Borella | 80 |
20:45h | Apresentação de pôsteres e de trabalhos acadêmicos | ||
Programação do 3º dia | |||
Horário | |||
13:30 | Apresentação de artigos | ||
Apresentação de pôsteres | |||
15h | 1 Minifoguetes: recurso pedagógico para estudo de forças e dispersão de sementes nativas. 2Geometria dobrável: Construindo Sólidos com Origami. 3 Aula de espelhos e lentes para alunos portadores de NEE (Necessidades Educacionais Especiais). | 20 30 15 | |
19h | Inteligência Artificial generativa na educação oportunidades e riscos | Eziquiel Menta (Mestre / doutorando) | 80 |
Dra. Glaucia da Silva Brito
Pós-doutora pelo Consórcio Europeu Euromime em Engenharia de MÃdias para a Educação, doutora em LinguÃstica (UFSC), mestre em Tecnologia (UTFPR) e especialista em Metodologia do Ensino Tecnológico. Possui formação em Letras e Psicanálise. Professora titular aposentada da UFPR, atua como pesquisadora sênior no PPGE/UFPR e no PPGENT/UNINTER. Sua pesquisa abrange Educação a Distância, Educomunicação, Tecnologias Educacionais, formação docente, inclusão digital e inteligência artificial. Coordena o grupo GEPPETE, voltado ao estudo da relação entre professores, escolas e tecnologias.
Eziquiel Menta (Mestre / doutorando)
Doutorando e mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua há mais de 30 anos na área educacional, com trajetória que inclui a direção de PolÃticas e Tecnologias Educacionais e, atualmente, a chefia do Departamento de Planejamento da Rede da SEED-PR. É fellow do Desafio Aprendizagem Criativa 2017, atuando em colaboração com o Massachusetts Institute of Technology (MIT). É professor da rede estadual e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Professor, Escola e Tecnologias Educacionais (GEPPETE/UFPR). Suas áreas de atuação envolvem Tecnologia Educacional, Aprendizagem Criativa, Movimento Maker e formação docente para o uso crÃtico, ético e pedagógico das tecnologias digitais.
Dr. Douglas Roberto Borella
Pós-doutor em Educação Especial pela UFSCar, com Doutorado, Mestrado e Especializações na mesma área, além de graduação em Educação FÃsica pela UNIOESTE. É professor da UNIOESTE e coordenador do Mestrado Profissional em Educação FÃsica (PROEF). Atua principalmente no campo do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com projetos de extensão voltados ao apoio a famÃlias, formação de docentes e inclusão escolar. Coordena o NEADE/TEA e lidera grupo de pesquisa em Ciências Humanas e Saúde. É autor dos livros Neurociência e o Transtorno do Espectro Autista (2024) e Diretrizes e Instrumentos norteadores para o atendimento de estudantes com TEA (2025).
Dra Mara Fernanda Parisoto
Licenciada em FÃsica, com Mestrado e Doutorado em Ensino de FÃsica, atua como professora na Universidade Federal do Paraná – Campus Palotina e no Mestrado Profissional em Ensino de FÃsica em Medianeira. Trabalha com formação docente, divulgação cientÃfica, ensino não formal e ações para reduzir a evasão e ampliar o interesse por cursos de Ciências Exatas, especialmente entre mulheres. Sua pesquisa foca em metodologias ativas e neurociência aplicada à educação.